Lagar do Miradoyro - Turismo Rural

A Casa do Lagar Miradoyro situa-se na pitoresca aldeia de Jueus, concelho de Tondela, numa das encostas da Serra do Caramulo, a 1000 metros de altitude. Fica a uma distância de 18 km de Tondela e a 40 km de Viseu.


É uma aldeia pequena com poucos habitantes, mas são estes aspetos que a tornam tão interessante e tão procurada por inúmeros turistas.
As casas são maioritariamente de pedras rústicas, sendo precisamente esse aspeto rústico que lhe oferece todo o charme que a caracteriza.

 

Aqui é possível admirar verdejantes campos de pasto, aquilo que resta de uma sinuosa calçada medieval e a modesta capela de Menino Jesus construída no séc. XX.

 

É importante mencionar a magnífica vista das traseiras da capela para o Vale de Besteiros, assim como os típicos espigueiros da região que são cruciais para o armazenamento do milho durante o inverno, isto para que o gado fique com alimento suficiente para o clima rigoroso que se faz sentir nos dias de neve.

 

Este lugar é um monumento à natureza e o destaque vai para as invulgares formações rochosas como é o caso da "Cabeça do Judeu" ou da "Pedra do Equilíbrio".